terça-feira, 4 de setembro de 2012

O que é Sociedade Simples? E Sociedades Empresárias?

Sociedades simples são sociedades que exploram a atividade de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e se cooperativa. A Sociedade simples é organizada por no minimo duas pessoas, tem o objetivo lícito descrito em seu contrato social, de natureza essencialmente não mercantil, onde para a execução de seu objetivo, os sócios recaiam na exceção prevista acima, ou seja , exerçam profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística.
Sociedades empresárias são aquelas que exercem profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que sociedade empresária é a reunião de dois ou mais empresários, para exploração, em conjunto de atividade econômica.
                                                                                                                                Marlucy Souza Nunes.

7 comentários:

  1. SOCIEDADE SIMPLES representa, destarte, a reunião de esforços tendentes a atingir um objetivo enquadrado como “atividade econômica”, sem que ocorra a integral “desconfiguração” ou “despersonalização” da figura de seus titulares, de seus sócios ou integrantes.A sociedade empresária é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa.
    Desta forma, podemos dizer que "sociedade empresária" é a reunião de dois mais empresários, para a exploração, em conjunto, de atividade(s) econômica(s).


    Isabel cristina Batista

    ResponderExcluir
  2. Sociedade simples São sociedades que exploram a atividade de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa, sendo aquela organizada por no mínimo de duas pessoas, com objeto lícito descrito em seu contrato social, natureza essencialmente não mercantil.

    Sociedade Empresária é um tipo de aglutinação de esforços de diversos agentes, interessados nos lucros que uma atividade econômica complexa, de grande porte, que exige muitos investimentos e diferentes capacitações, promete propiciar. É a que explora uma empresa, ou seja, desenvolve atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços.
    Stéfani da Silva Mendes

    ResponderExcluir
  3. Sociedade Simples, sendo aquela organizada por no mínimo de duas pessoas, com objeto lícito descrito em seu contrato social, natureza essencialmente não mercantil, onde para a execução de seu objeto, os sócios recaiam na exceção prevista acima, ou seja, exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que para a execução necessitem de auxiliares ou colaboradores.

    A Sociedade Empresária tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro, inclusive a sociedade por ações, independentemente de seu objetivo.Isto é: sociedade empresária é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa.

    Thais Emanoele Ribeiro dos Santos Proença.

    ResponderExcluir
  4. Sociedade simples ou não empresária é uma associação de pessoas que integram uma empresa.Já as sociedades empresárias é um conjunto de esforços de diversos agentes interessados nos lucros de uma determinada atividade econômica.E é a pessoa jurídica que explora uma empresa,ou seja,ela desenvolve grande parte da atividade econômica da produção ou circulação de bens e seviços.
    Andréia Marisa Gabriel de Mendes.

    ResponderExcluir
  5. Sociedade Simples é aquela voltada para a prestação de serviços, que o exercício da profissão não constitua elemento de empresa.
    Sociedade empresárias são as que possuem atividades econômicas, organizadas que desenvolve a circulação de bens e serviços.

    Silvia Fremann Redondo Munhoz

    ResponderExcluir
  6. As sociedades simples foram introduzidas pelo novo Código Civil em substituição às sociedades civis, abrangendo aquelas sociedades que não exercem atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 982), isto é atividades não empresariais ou atividade de empresário rural. Assim, atividades desenvolvidas pode-se dizer se uma sociedade é simples ou empresária.
    Francis jaqueline

    ResponderExcluir
  7. A sociedade simples é um tipo societário criado como regra geral para sociedades não empresárias.
    Vale lembrar que as sociedades não empresárias podem se constituir por vários tipos societários, inclusive aqueles estipulados para as sociedades empresárias. Contudo as sociedades cooperativas, independente do objeto, sempre serão consideradas sociedade simples.
    Dessa forma, as regras pertinentes à sociedade simples irão regular todas as sociedades não empresárias e também servirá de subsídio para as próprias sociedades empresárias.


    Conceito de Sociedade empresária A Sociedade Empresária tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro, inclusive a sociedade por ações, independentemente de seu objeto, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado. Isto é, sociedade empresária é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que "sociedade empresária" é a reunião de dois mais empresários, para a exploração, em conjunto, de atividades econômicas

    ResponderExcluir