terça-feira, 28 de agosto de 2012

Qual a diferença entre sociedade personificada e sociedade não personificada?

As sociedades personificadas(arts. 997 a 1101 do cc/ 2002) possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro que pode ser constituída mediante a um contrato escrito sendo particular ou público, por isso detém personalidade distinta dos seus sócios. 
As sociedades não personificadas (arts 986 a 996 do cc/ 2002) não possuem personalidade jurídica, por não ter contrato social ou por não ter sido registrado na junta comercial ou no registro civil das pessoas jurídicas. E a principal consequência dessa irregularidade é a responsabilidade ilimitada dos sócios.
                                                                                                                              Stefani da Silva Mendes

7 comentários:

  1. Sociedade Personificada é aquela que possui personalidade jurídica, que possui registro de seus atos constitutivos no órgão competente e Sociedade Não Personificada é aquela cujo ato constitutivo ainda não foi registrado no órgão competente, ou seja, ele não possui personalidade jurídica.
    Marlucy Souza Nunes.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade Personificada é aquela regularmente inscrita, por isso detém personalidade distinta dos seus sócios; já a Sociedade Não Personificada é aquela que não tem contrato social ou tendo-o não foi levada a registro, por isso não adquiriu a personalidade jurídica.
    Thais Emanoele Ribeiro dos Santos Proença.

    ResponderExcluir
  3. A sociedade não personificada não tem registro por conta de interresse dos seus próprios sócios, que costumam firmar apenas um contrato de uso interno, e a personificada é regularmente inscrita que possuem personalidade juridica.

    Silvia Fremann Redondo Munhoz

    ResponderExcluir
  4. Sociedade não personificada por não possuir contrato social ou por este não ter sido registrado na junta comercial ou no registro civil de pessoas juridicas, trata-se, assim de desidia dos sócios, e não vedação legal como na sociedade em conta de participação. Nesse tipo de sociedade os sócios respondem de modo solidário e ilimitado pelas dividas sociais.
    A sociedade personificada é registrada e que pode ser protegida judicialmente.

    Isabel Cristina Batista

    ResponderExcluir
  5. A sociedade personificada, possui personalidades jurídica ou seja registro na junta comercial e contrato social.
    a sociedade não personificada, por sua vez não possui personalidade jurídica,contrato social e registro na junta comercial, tambem chamadas de irregular, tratando-se de falta de interesse de seus sócios.

    Carmen Regina Ribas de Moura.

    ResponderExcluir
  6. A sociedade personificada possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro.A sociedade não personificada, por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato.
    Francis Jaqueline.

    ResponderExcluir
  7. A Sociedade Personificada pode ser constituída por um contrato,sendo este particular ou público,com a aquisicão da personalidade jurídica implica-se em obrigações e reponsabilidades adquiridas pela mesma.Já a Sociedade Não Personificada desenvolve atividades econômicas,porém não possui registros formais dos orgãos fiscais,e devido não possuir o registro não usufrui do mesmo direito que as empresas legais,sendo caracterizadas por personalidade não jurídica.
    Andréia Marisa Gabriel de Mendes.

    ResponderExcluir